Diabetes- Rastreio GratuitoClínica Médica de Lisboa

Predefined Variants

Header Position

Page Layout

Background Patters

Background patterns are working only if you are using boxed layout.

Blog

Diabetes- Rastreio Gratuito

Diabetes- Rastreio Gratuito

Rastreio gratuito de Glicemia na nossa clinica

O que é a Diabetes?
A Diabetes é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicémia). Esta alteração é acompanhada por outras alterações do metabolismo.

O açúcar é necessário para o metabolismo de todas as células. Para que ele seja transportado para dentro das células o nosso pâncreas produz insulina, hormona que vai captar a glicose da corrente sanguínea e levá-la para as células de todo o corpo onde será utilizada como energia.

Qualquer pessoa pode sofrer de Diabetes, no entanto a exposição a fatores de risco pode aumentar a probabilidade do seu aparecimento.

As crianças e adolescentes sofrem essencialmente de Diabetes tipo 1. Geralmente o diagnóstico é precoce, quer pelos sintomas, quer pelas análises de rotina. Atualmente começam a surgir adolescentes obesos com Diabetes tipo 2, facto que ainda não é muito frequente no nosso país.

Como se manifesta a Diabetes?
Os sintomas da Diabetes são causados pelas quantidades de açúcar no sangue. Por isso, podemos ter sintomas associados ao aumento dos níveis de açúcar (hiperglicemia) ou à diminuição dos níveis de açúcar (hipoglicemia).
Sintomas de Hipoglicemia
A hipoglicemia geralmente ocorre em diabéticos que utilizam fármacos para controlar a Diabetes, sejam eles insulina ou antidiabéticos orais. Esta condição pode resultar da toma excessiva ou incorreta da medicação, jejum prolongado ou exercício físico inadequado.
Os níveis de açúcar no sangue não devem ser inferiores a 70mg/dl. Quando se tomam medicamentos para controlar a Diabetes é necessário ter muita atenção com a alimentação para que os níveis de açúcar não desçam demasiado. O cansaço inexplicável, as tonturas, a visão turva e a dificuldade em raciocinar são os principais sintomas da hipoglicemia.
Sintomas de Hiperglicemia
A hiperglicemia pode acontecer nos diabéticos mal controlados ou quando existe ingestão de uma grande quantidade de açúcar. Esta condição pode causar sintomas como visão turva, sensação de boca seca, transpiração excessiva, cansaço.

Quais os fatores de risco para a Diabetes?
A Diabetes é um problema de Saúde Pública que resulta, muitas vezes, da forma como as pessoas vivem e dos hábitos que têm. A incidência da Diabetes tem vindo a aumentar. Em 2010, cerca de 34,9% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos apresentava Diabetes ou pré-Diabetes e cerca de 43,6% dos casos não estavam diagnosticados.

A Diabetes é responsável por várias complicações que diminuem a qualidade de vida, podendo provocar a morte precoce. É uma doença que não tem cura. No entanto, o avanço nos tratamentos e a compreensão da doença permitem aos diabéticos levar uma vida praticamente normal. Muitas vezes, o cuidado com a alimentação e a prática regular de exercício são suficientes para evitar a doença ou para a manter controlada.

Alguns fatores de risco são possíveis de controlar (fatores de risco modificáveis); outros, não podemos controlar (fatores de risco não modificáveis).

Fatores de risco modificáveis
* Hipertensão Arterial
* Obesidade
* Privação de sono
* Sedentarismo
* Tabagismo

Fatores de risco não modificáveis
* Doenças do pâncreas ou doenças endócrinas
* Historia Familiar
* Recém-nascido com peso superior a 4kg
* Sexo e idade: As mulheres acima dos 45 anos são as mais afectadas pela Diabetes

Como se diagnostica a Diabetes?
Um dos principais problemas no diagnóstico de Diabetes resulta dos sintomas passarem muitas vezes despercebidos, levando a um diagnóstico tardio. Para diagnosticar a Diabetes é necessária uma análise dos sintomas e dos fatores de risco. Geralmente é utilizado apenas um parâmetro para fazer o diagnóstico de Diabetes. Se forem utilizados dois, deverão ser concordantes e, caso não sejam, dever-se-á repetir a análise. Se não existirem sintomas é natural que o médico peça uma segunda análise duas semanas após a primeira.

Como se previne a Diabetes?
Embora a Diabetes não tenha cura, um bom controlo da glicemia pode prolongar a vida e evitar complicações nos diabéticos. A prevenção da Diabetes envolve três pontos importantes para o controlo da doença e essencialmente das suas complicações:

1 – Conhecer a Diabetes
É importante que o diabético conheça bem o seu tipo de Diabetes, só dessa forma poderá cumprir e melhorar o tratamento. A forma como lida com a sua doença será o principal fator de sucesso no seu tratamento.
2 – Controlo da Glicemia
O objetivo principal do tratamento da Diabetes é controlar os níveis de glicemia. Se os mantiver dentro de valores normais tem muito menor probabilidade de sofrer de complicações da Diabetes.
3 – Alimentação
Uma das prioridades no diabético tipo 2 é melhorar hábitos alimentares e perder peso. Sendo este um dos fatores de risco que mais contribui para o desenvolvimento da doença e para o aparecimento de complicações, é também um dos fatores mais importantes a controlar. A medicação não será eficaz se não se melhorarem os hábitos alimentares.

Como se trata a Diabetes?
Os diabéticos tipo 1 fazem tratamento com insulina (insulinoterapia), que é administrada por via subcutânea (por baixo da pele). A administração de insulina deve ser feita a par de uma vigilância correta da glicemia e de uma alimentação saudável e prática de exercício regular. As administrações de insulina nos Diabéticos Tipo 1 são sempre adaptadas a cada caso.

Os diabéticos tipo 2 controlam a glicemia com antidiabéticos orais. Por vezes não é necessária qualquer medicação já que, neste tipo de Diabetes, é possível controlar a glicemia controlando apenas o peso, alterando os hábitos alimentares e praticando exercício. Também pode ser prescrita Insulina nos diabéticos tipo 2, se o tratamento com antidiabéticos orais não for capaz de atingir os objetivos esperados.

Mais informações de preços e procedimentos para
Clinica Medica de Lisboa
Avenida Visconde Valmor n 66 B
Lisboa
+351 211 387 154
+351 916 676 670
www.clinicamedicadelisboa.pt
info@clinicamedicadelisboa.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *